segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MINHA ÁRVORE DE NATAL

Minha árvore de natal
Será feita com muito amor,
O sentimento mais nobre,
Que às vezes nos faz sofrer
Mas que sem ele não sei viver.
Minha árvore será frondosa
Representando a amizade
E em seus galhos você,
Amigo querido que é.
Ausente ou presente,
Perto ou mesmo distante,
Seja antigo ou recente,
Amigo lembro com emoção.
Minha árvore terá fortes raízes,
São meus valores, meu passado,
O que fui, o que sou...
É a força que me sustenta
Quando ventos e tempestades
Querem à terra me levar.
Nessas raízes estão meus pais,
Meus irmãos, sobrinhos, enfim...
Todos da família de onde vim,
Com nossas circunstâncias
E todas nossas arestas
Que, por mais que incomodem,
Deles não quero prescindir.
Minha árvore será florida
Exalando perfume.
São lindas flores
Que transformam-se
Em doces frutos
Dando sabor à minha vida.
São meus amados filhos,
A quem tanto admiro,
Cuca, Dan, Jô e Bi,
Com eles seus parceiros,
Que, como filhos adotei.
Minha árvore terá no alto
Uma estrela, um astro
Ainda sozinho,
Esperando companhia.
É o Gael, meu neto
Que me dá muita alegria.
Sobre minha árvore
Voarão alguns pássaros
Enfeitando e encantando,
São meus dez afilhados,
Que, como presente, ganhei.
Não poderia deixar de falar
Que minha árvore de natal
Não será colocada em vaso
Mas em solo fértil,
Desta terra que tanto amo,
Nutrindo a todos nós
Com a seiva da prosperidade,
Paz e harmonia.
Minha arvore também
Receberá do sol
Raios de luz de esperança
Para iluminar nosso Natal
E todos os nossos dias
Deste Novo Ano que inicia.

4 comentários:

  1. Cuidado com as árvores exóticas, mesmos as do Natal..
    E mesmo, também, as que estão em nossos sonhos...
    Elas, as exóticas, quando se juntam em enormes latifundios, são amadas pelos acumuladores da renda e do dinheiro do povo.
    Uma árvore sozinha não faz verão e pode até ser amada.
    O coitado do eucalipto não tem culpa nenhuma.
    Ele até é árvore nativa na terra dele, lá perto dos cangurus.
    Mas aqui, um do ladinho do outro, como um exército marchando em direção ao mesmo lugar, sugando a água que está dormindo debaixo de suas raízes.
    Esses são cultivados pelos homens da celulose, pelos homens do papel, no sentido pleno da palavra.
    E também, nada contra o papel, que a gente risca e rabisca, Mas aquele papel acumulado numa montanha maior que o Pão de Açúcar, que polui os rios pra ficar branquinho. Que polui o chão com a desterritorialização do povo que antes morava lá.
    Essa reza poderia ir longe... Um dia eu vou rezar como ela merece.
    Hoje, fico no Sinal da Cruz, que é pequenino e sei de cor..
    E nessa reza solitária, peço que você sonhe com uma árvore bonita, uma árvore virgem..
    Virgem na pureza do espírito da floresta, que luta para não morrer,
    virgem na elegância de seus galhos que podem crescer para os lados.
    Quem sabe uma araucaria, que é nativa desse nosso Brasilzão!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada meu querido amigo Maciel, que bonito! Sei que vc fará uma linda reza pois é um dos estudiosos de nossa florestas. Vc não vai acreditar mas procurei uma araucária nas minhas fotos e ainda não achei para postar, ela é uma das mais lindas árvores...são tantas! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, Verinha! No meu coração também quero plantar uma árvore que ostente todas as minhas realizações pela vida, deixando espaço para as que ainda quero realizar. Que guarde as lembranças gostosas de encontros como os nossos, que guarde o carinho que sinto pelas amigas como você. Que brilhe com uma luz capaz de iluminar os caminhos da humanidade em busca de um mundo melhor, menos poluído e mais saudável. E que transmita a esperança que guardo muito viva em meu coração para que as pessoas olhem à sua volta e vejam, além de si próprias, O OUTRO, e a natureza que é parte de nós.
    Beijos, Feliz Ano Novo e até janeiro de novo, no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ilsa , vc ja plantou várias árvores, elas estão enraizadas dentro de voce. Que vc tenha um Natal lindo , um niver muito feliz com todos de sua linda família e um novo ano repleto de bons acontecimentos...bjs e até aqui no RJ

    ResponderExcluir