domingo, 14 de novembro de 2010

ENTONCES, OBRIGADA MEU PAI!

Entonces penso nele
Era como ele dizia:
“Entonces...”
Eu respondia: “não é entonces”
Ele entonces me repreendia:
“Ora, voce não venha
Querer me ensinar a falar
Só porque lhe pus a estudar”.
Alguns anos depois o castigo:
Filhos de mim também riam
Pois de inglês eu nada sabia
(E continuo nada sabendo).
Entonces ele tinha razão,
A palavra existia,
Só muito tarde eu descobriria.
Agora entonces me vejo
Preocupada com política
Que ele me pôs no sangue
E também me obrigando
Desde cedo em jornais ler
Do que nada eu entendia.
Semi analfabeto ele era
Mas com calma me explicava
Pois de política entendia.
Entonces meu pai hoje vejo
Foi você! Com você!
Descobri o que é ser cidadã.
Nunca o vi a ninguém bajular
Mas muitos eu vi a lhe procurar.
Por nada o vi perder a dignidade
Nem a cabeça abaixar.
O vi enfrentando baderneiros
Dizendo: “o carro pode levar
Mas eu vou sair daqui
E ninguém vai me tocar”.
Falou forte e sem medo
A um grupo que o ameaçou,
No dia de uma greve,
Porque estava indo trabalhar.
Depois me disse:
“Estão brigando com razão”
Entonces não entendi nada não.
Compadres pra mais de cem
E quem com ele trabalhou
Amigo pra sempre ficou,
Em seu velório até chorou.
Adorava suas raízes,
E, quando muito doente,
Nos pediu que o levasse
De volta de onde partira
Para sua terra rever.
A notícia se espalhara,
Surpreendendo a nós todos,
Na igreja gente chegando
Para com ele falar.
Um neto de pouca idade
Entonces exclamou:
"É muito importante o vovô!"

7 comentários:

  1. Respostas
    1. puxa obrigada ! nao tinha visto este comentário , obrigada pela visita

      Excluir
  2. Verinha: emocionante! Eu que sou um pai que -sei - nem sempre apostei certo, mas quando e o que fiz e faço foi com intenção boa e aberta, espero que um dia meu filho possa me ver como vc vê esta pessoa fantástica!

    Bão: não tenho saco pra firulas de burocracia intenéticas: o comentário é meu, do Serjo. Beijão procê.

    ResponderExcluir
  3. Serjo meu amigo querido... tenho certeza que seu filho o verá como vc é: fantástico! é assim que eu e nossas outras amigas o vemos e, tenho certeza, que vc tb passa tudo isto ao seu filho... beijos e beijos quero contar sempre com sua amizade .

    ResponderExcluir
  4. Ead/Joyce... muito obrigada pela visita. Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo Vera.Alias sabes que sou fa de tuas publiccoes.Que maximo se teu puder saber o quanto soube transmitir de bom .
    Beijo
    Ana Goretti
    Anonimo pq nao teho a mn ideia do que deve ser meu perfil

    ResponderExcluir
  6. obrigada amiga querida... acho que ele sabia eu agradecia a ele... nossos pais (nao convivi com o seu mas sabia o quanto o meu o admirava) foram presentes em nossas vidas nos dois sentidos: de presença e de dádiva... ah qto a isto de como assinar aqui nao tenhoa menor ideia , qq dia peço pra alguem ver como tenho que arrumar rssss ...beijao

    ResponderExcluir