quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CONTANDO DE MIM

Fruto de amor virei feto;

Tive pai e tive mãe;

Fui bebê, fui criança;

Adolescente, corri na rua, bati

E apanhei; fui jovem e estudei;

Então fui a professora,

A bancária, a contadora;

A economista, a planejadora;

A responsável por zona eleitoral,

E, requisitada, até na pesquisa

Atuei; enfim a aposentada...

Nossa! Que palavrão!

Fui patroa, fui empregada e,

Enquanto labutava, tive amigos e

Namorados; adoeci e me curei;

Casei e virei adulta;

Fui esposa, tive filhos, virei mãe

(me achava super mãe);

Pensava também que era amante,

Mas era esposa somente.

Veio a separação e,

Separada... baita palavrão!

Uma amiga, por isso, perdi,

E até hoje não entendi;

Ficha me recuso a preencher,

Pois casada não sou,

Divorciada também não;

Disse ao médico: "em aberto",

Ele riu e disse: “esta é uma boa”.

Pensei com imodéstia: boa sou eu!

Agora tenho mãe, filhos e genros;

Noras , irmãos, sobrinhos e amigos;

Sou filha, sou tia, sou amiga;

sou mãe, sogra e... delícia! sou avó!

Mas isto só não me basta não;

Voltei a querer ser namorada,

Amante e ter profissão;

Arranjei uma ocupação,

E, com isso, passei também

A ter mais diversão.

Ainda, assim, só isso não basta,

Quero mais inventar.

Pensei em crônicas fazer, ou

Um livro escrever, mas não sabia

Nem por onde começar;

Até que um dia, apaixonada, pensei:

Poema é a solução; daí não mais parei.

A paixão era invenção? Sei não!

O sapo virou príncipe, não rei,

E príncipe é homem e tolo;

Homem tem lá seus dramas,

E, disso, não comento não.

Agora descobri que, no intervalo,

Entre a jovem, a adulta e a velha

Que serei; surgiu a nova mulher,

Sem modéstia, uma bela mulher;

Apaixonada por tudo que faz,

Teve tudo que quis esta Mulher;

Se basta com bem pouco na vida,

Mas o pouco pra ela sempre é muito;

Só do bom e do melhor esta mulher quer.

2 comentários:

  1. vera....que maravilha....li a primeira...contando de mim....a gente lê e parece que ta te vendo menina....quem te conhece lê a poesia e se identifica totalmente....é o meu caso...parabéns...que espetáculo!!!! vou ler as outras. Rosana

    ResponderExcluir
  2. Rosana taí seu comentário postado mas, voce me disse ainda:"putz vera...voce nao existe...nem DEUS pode contigo heim??? acho que ele ja te tirou da lista dele...vc nao perde o pique!!! rsrsrsrsr". ELE está com meu nome na SUA lista, tenho certeza, me dando muita vontade de viver a vida plenamente. Um bj Rô obrigada e curta aí nos EEUU seu filhote e seu neto...boa sorte a todos.

    ResponderExcluir